Search Engine Optimization (SEO) ou traduzindo para o português, otimização para mecanismos de busca. SEO a grosso modo nada mais é do que técnicas que você aplicará em seu site, afim de alavancar sua posição em resultados frente a mecanismos de buscas. Por exemplo, se você é do nicho imobiliário, estará fazendo toda uma campanha ou marcação SEO em seu site, para que quando busquem por casas para compra/locação em sua cidade, sua página ou suas publicações, venham a aparecer por primeiro em relação aos seus concorrentes nos resultados do buscador (Google, Yahoo, Bing etc.).
Quando você precisa saber de determinado assunto, por exemplo, imagine que você pretende comprar um televisor novo para sua sala, a primeira coisa que irá fazer é uma busca na web para ver qual marca ou modelo de TV tem o melhor custo benefício, e certamente irá clicar nos primeiros resultados que o mecanismo de busca lhe mostrar.
Talvez aquele primeiro site (resultado) irá sanar a maioria das suas dúvidas, ou o último resultado, será mais completo que o primeiro. Enfim, os primeiros sites que aparecerem nas buscas certamente serão acessados, recebendo sua visita e certamente dentro deles (caso sejam bem estruturados) haverão links de conversão, ou para que saia do site com um televisor novo (site de venda), ou para que te levem a clicar em um anúncio direcionando-o a outro site que te oferecerá o produto que procura. Nos dois casos, provavelmente o site que vier primeiro ganhará, ou pelo clique no anúncio ou por uma venda que acabou de efetuar.
Entendendo essa situação, podemos dizer que o site que vier em primeiro nos resultados ou na primeira página de resultados, tem mais chances de lucrar com buscas orgânicas do que os demais que aparecerem na segunda, terceira ou demais páginas no resultado da sua pesquisa. No entanto, a cada dia que passa, torna-se mais concorrido se colocar entre os primeiros resultados a serem exibidos pelo buscador. Por isso, é importante você posicionar bem sua página, aí que entra o SEO, que vem para ajudar a sua página na segmentação do processo de busca.
Como havíamos citado no início deste texto, SEO é definido como um conjunto de técnicas que vai desde a escolha de um domínio, até implantação correta dos meta dados, otimização de links e imagens, entre outras marcações que devem ser feitas pelo desenvolvedor, inclusive aspectos como publicações (produzindo conteúdo de valor), utilização de plugins sociais, links building etc.
Resumindo, este conjunto de técnicas bem aplicado e conduzido, poderá trazer resultados para você a longo prazo, aumentando o tráfego orgânico em seu site, consequentemente você passará a investir menos em patrocínio, seu site aumentará as chances de aparecer em primeiro nas pesquisas realizadas pelos usuários, ajudando seu negócio a faturar e ajudando o próprio usuário, tendo resultados mais “limpos” e ao mesmo tempo objetivos.