A primeira dica e a mais importante que posso começar te dizendo é: procure registrar um domínio que tenha a ver com seu negócio. Em outras palavras, que seja coerente com seu serviço ou produto principal, pois a partir deste momento, quando seu cliente precisar te encontrar na web, ele poderá estar tendo uma referência através do domínio que está atrelado a sua marca.
A escolha do domínio com um nome curto, além de ser mais prático para os usuários digitarem no browser, é também mais fácil para que seu cliente lembre e assimile a sua marca ao domínio. Mas caso pretenda registrar um domínio mais extenso, procure agregar a este nome uma palavra-chave de valor, por exemplo: www.portal[nome da sua cidade].com.br, este domínio, por trazer como palavra chave o nome da sua cidade, irá fazer com que os mecanismos de busca exibam seu site em resultados quando pesquisado pelo nome da sua cidade na internet. Ou seja, caso seu site seja um portal de notícias da sua cidade, isso ajudará muito, trazendo mais tráfego ao site por meio de buscas orgânicas, sendo uma boa técnica de SEO (o que é SEO?).
Sempre opte por registrar as duas extensões, pois assim tanto faz o usuário digitar o seu endereço com a extensão (.com) ou (.com.br) ele sempre será direcionado até sua página.
Caso você tenha condições de registrar um domínio apenas, interessante seria que a extensão do domínio seja de acordo com o mercado que pretende atingir, por exemplo, se seu público alvo está aqui no brasil, o ideal é registrar o seu domínio com (.com.br), mais se eu público alvo não está atrelado somente ao brasil, então você pode estar registrando somente (.com).
Particularmente, o google dará preferência à resultados de acordo com o local, identificado por ele, em que a pesquisa sendo realizada. Por exemplo, se o google identificar que estou em Portugal, e eu realizar uma busca no navegador por determinada palavra-chave, ele irá optar por trazer os resultados de sites com extensões (.com.pt) em primeiro lugar, desde que contenha a palavra buscada e que o conteúdo seja relevante.
Pesquise nas principais redes sociais, se já não possui alguma página com o mesmo nome na url, por exemplo (facebook.com.br/portaladministravel), que você está pretendendo registrar o domínio, pois se não houver, crie uma fan page com o mesmo nome na url de sua marca para facilitar ao cliente assimilar e encontrar a mesma nas redes sociais, em uma busca dentro da plataforma.
Com base no que foi citado acima, recomendo que analise bem quando for registrar seu domínio, verificando a sua disponibilidade na extensão nacional (.com.br) ou internacional (.com) dependendo de onde seu público alvo se encontra, de preferência, registre seu domínio com as duas extensões. Não recomendo que registre domínio com mais de três nomes, mais que isso creio que fique difícil para o cliente gravar e assimilar sua marca ao domínio. Antes de registrar é importante também fazer uma pesquisa sobre a disponibilidade daquele nome nas redes sociais, e estar criando uma fan page da sua marca. Lembre-se que a escolha de um bom domínio, é o primeiro passo que você terá que dar e que “poderá” estabelecer o sucesso de sua marca na internet.