Site Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 16 de fevereiro de 2020

Notícia

Construção de linha de energia para Roraima será acelerada, diz porta-voz da Presidência

Portal Administravel

Publicidade

Nome do anunciante aqui!
Imagem de linha de transmissão de energia — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

OUVIR NOTÍCIA

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, informou nesta quarta-feira (27) que a construção de uma linha de transmissão de energia entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR) será acelerada.

O porta-voz fez o anúncio após reunião do Conselho de Defesa Nacional, comandada pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. O Conselho de Defesa Nacional é um órgão de consulta do Presidente da República para assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do Estado democrático.

A construção do linhão do Tucuruí tem, segundo ele, previsão de durar cerca de três anos e ligará o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que evitará a atual dependência de energia importada da Venezuela.

Roraima é o único estado brasileiro que não compõe o Sistema Interligado Nacional (SIN) e, por isso, importa energia da Venezuela.

Rêgo Barros afirmou que o conselho identificou que a obra, chamada de linhão do Tucuruí, se enquadra no “escopo da soberania e da integridade nacional”.

“O linhão de Tucuruí foi considerado pelo Conselho de Defesa Nacional uma obra que está dentro do escopo da soberania e da integridade nacional. O que significa isso? Que o processo de construção será acelerado”, disse o porta-voz.

Rêgo Barros declarou que os aspectos relativos a questões ambientais serão considerados para a construção da obra, e que o empreendimento estará em “um bojo maior”, o da “soberania nacional”, com intuito de levar energia produzida no Brasil a Roraima.

Ele ressaltou que a ideia do governo não é a de "cortar etapas" do licenciamento ambiental da obra, mas sim de "acelerar o processo". Segundo o porta-voz, durante a reunião do conselho, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu um panorama sobre as licenças ambientais da obra.

“[O ministro] Nos adiantou que elas [as licenças] estarão concluídas em um prazo tão curto quanto o possível, para que, segundo as informações que nós recebemos do ministro de Minas e Energia [Bento Albuquerque], tenhamos já a partir de 30 de junho a possibilidade de efetivamente iniciarmos a obra", afirmou Rêgo Barros.

O porta-voz destacou que a obra está há oito anos no "nível do planejamento". Em 2011, segundo ele, a previsão era concluir a linha de transmissão em 2015. Ele citou "entraves burocráticos" como motivo para o atraso na obra.

“Aspectos que entravam desde 2011, questões ambientais que estão a ser solucionadas pelo meio ambiente e, eventualmente, questões da área indígena, iremos por sempre consultá-los, mas obviamente o interesse da soberania nacional tem que ser imagino acima de determinadas questões que venham a entravar esse processo", afirmou.

Linhão do Tucuruí


A construção da linha de transmissão entre Manaus e Roraima, conhecida como Linhão do Tucuruí, pode fazer com que Roraima pare de sofrer com os constantes apagões. Ao ser concluída, a obra liga Roraima ao abastecimento de energia do restante do Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Roraima teve 2018 um número recorde de apagões: 85 blecautes, sendo que 72 foram decorrentes de falhas na linha de transmissão da Venezuela.

O acionamento de usinas termelétricas no ano passado para suprir falhas na linha de transmissão que abastece o estado de Roraima com energia da Venezuela custou R$ 597 milhões aos consumidores de todo o país, conforme a Aneel.

Na terça-feira (26), a Aneel aprovou proposta de edital para contratar energia para Roraima, com leilão previsto para 31 de maio. O objetivo do leilão é substituir a energia importada da Venezuela.

Fonte

Guilherme Mazui / g1.globo.com
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Publicidade

Nome do anunciante aqui!

Veja também

Conab passa a projetar safra de soja recorde no Brasil
25Mai

Conab passa a projetar safra de soja recorde no Brasil

Órgão do governo estimou uma colheita de 114,96 milhões de toneladas, contra 113,02 milhões em março e 114,07...

Nasa lança super balão para coletar dados do espaço próximo
09Mai

Nasa lança super balão para coletar dados do espaço próximo

Balão do tamanho de um estádio fará jornada de 100 dias e deve circundar o planeta Terra de duas a três vezes.

PGR pede arquivamento de inquérito que investiga o senador Valdir Raupp
08Mai

PGR pede arquivamento de inquérito que investiga o senador Valdir Raupp

De acordo com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, não foram coletadas provas que mostrassem prática de...

Vereador propõe frente parlamentar sobre Orçamento Participativo.
08Mai

Vereador propõe frente parlamentar sobre Orçamento Participativo.

Proposta de Adeli Sell deverá ser aprovada em plenário

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Parceiro
Nome do anunciante
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )